Sobre mim


Introdução :

Não sou propriamente um amigo dos modelos comerciais de algumas empresas operarem que visa o prender os utilizadores a tecnologias fechadas e fazer o lock-in às suas plataformas.

Vejamos por exemplo o caso do Office da Microsoft™, até à versão 2003 a Microsoft usava partes binárias nos ficheiros {doc,xls,ppt} o que impedia programas como o Openoffice, Wordperfect, etc, de os ler correctamente, neste caso o mais correcto seria decifra-lo correctamente. O objectivo de atitudes deste género não são para tornar o documento mais seguro ou com mais funcionalidades mas apenas com o intuito de dificultar a outras empresas a compatibilidade e para manter o domínio no que se refere a aplicações de produtividade. Se fizéssemos uma analogia entre software e medicamentos, o Windows seria a aspirina e o AAS o Software Livre.

Um pouco de background:

Penso que da Microsoft só usei o DOS 5 e o Windows NT4 e o Windows 2000 ( Beta ) sendo este o melhor sistema operativo deles até à data.

Depois do DOS 5 descobri o DR-DOS, sistema muito superior ao DOS 6 caso não me falhe a memória, com suporte de HIGH-MEM entre outras tecnologias que o Bill Gates nem sonhava existir.

Windows 95 usei para aí duas vezes, com usava VFAT após um BSOD no DOOM lá ia a minha partição à vida – valia o Peter Norton na altura para atenuar o problema.

Mais tarde descubro o OS/2, sem ecrans azuis e sem ter de reinstalar o Windows todo de novo. Aquilo era o que a Microsoft dizia que o Windows tinha ( Multi-tasking ) e estabilidade. Passei pelo Merlin, mas este teve uma vida muito curta.

Não quero falar dos Windows 9x/me porque devem ter ficado na história como os piores Sistemas Operativos de sempre.

Com a morte do OS/2 encontrei a felicidade no BeOS, foi o primeiro Sistema Operativo que comprei vindo directo dos States, V4 e V5 mas também foi sol de pouca dura, Passou para a Palm, da Palm para a HP e agora eventualmente será OpenSource parte dele.

Depois da anunciada morte do BeOS eis que descobri o Linux isto por volta de 1999, o meu segundo Sistema Operativo que comprei foi salvo erro o Suse 7.2 e desde aí tem sido o Linux que uso, como diz alguém “Se não puder ser feito em Linux, não é possível!”.

Passei pela Suse, Mandrake, slackware ( Primeiro grande amor  no Software Livre) e mais tarde por motivos de trabalho e por os meus clientes usarem Debian fiquei pelo Kubuntu, distribuição que uso até à data, mas o Software Livre é Liberdade, Liberdade de escolher, Liberdade de manter ou de mudar de distribuição sabendo que qualquer outra que venha a usar vai abrir os meus documentos todos, as minhas músicas, toda a trapalhada que tenho espalhada pelo portátil, isso sim, é Liberdade. É isto que são os verdadeiros Standards e protocolos abertos.

O que faço profissionalmente:

Sou Administrador de Sistemas GNU/Linux, e faço aquilo que me dá mais prazer a nível profissional, erradicar Windows e substitui-los por uma solução Desktop As Service baseada em GNU/Linux completamente transparente para os clientes. A nossa solução está centralizado num datacenter, os equipamentos podem ser desde PC’s antigos dos clientes aos mais modernos Thin Clients com ou sem disco, com ou sem CD-ROM – apenas precisam de fazer boot ou por um CD cliente ou mesmo uma PEN. Podem trabalhar de casa ou do escritório, é uma solução sempre ON, sem preocupações com vírus, backups, fica tudo por nossa conta. Praticamente é como entregar a chave na mão e estão prontos a trabalhar. Actualmente e devido a uma viragem comercial na empresa incçuímos também na ofertas soluções Windows 2008r2 como Desktop As a Service e tenho como tarefa recurrento apenas a software livre e grátis tentar aproximar a solução de uma velocidade WAN próxima de produtos comerciais e caros como os da Citrix ou Ericom entre outros.

O que faço mais concretamente:

  • Desenvolvimento de soluções de optimização para acesso WAN a terminal services Win32.Integração de Sistemas Unix com AD’s Microsoft, nomeadamente FileServers e brokers baseadas em tecnologias como NX, X2go, FreeNX, likewise e SAMBA. Desenvolvimento de clientes Win32 para acesso aos Proxy em Linux
  • Desenvolvimento e manutenção de plataformas de virtualização KVM. Desenvolvimento de desktop’s virtualizados para cloud computing em tecnologias como KVM, Nomachine NX, X2GO, CentOS, Debian, Ubuntu e SLES. Suporte a clientes finais e parceiros da mesma tecnologia.
    Integração de aplicações Win32 via Terminal Services com Linux, manutenção de sistemas Windows 2008r2.


Histórico Profissional Resumido:

A minha carreira profissional começou em 1995 na Luma, SA. Estive 2 anos a trabalhar num centro autorizado Unisys, 2 anos no centro de reparações HP Portugal, nesse período chefiei o departamento técnico durante 8 meses. Estive 4 anos a reparar impressoras HP/Oki e desenvolvia aplicações PHP/Mysql. De seguida dei suporte e administrei uma cadeia de perfumarias, a Marionnaud tanto a nivel de servidores e comunicações com Espanha como os TPV’s nas lojas de Portugal. Estive dois anos como programador informático ( MSSQL/Delphi ) a desenvolver software de gestão para empresas de cobranças. Passei depois por uma PME onde estive 2 anos a dar suporte a clientes e à própria empresa.

Nos últimos três anos trabalhei em duas Start-Ups como Administrador de sistemas GNU/Linux nas tarefas de desenvolvimento, suporte Help-Desk e como consultor de novas tecnologias, desde a fase de avaliação à implementação.


3 responses

13 02 2009
curiosidadesonline

muito legal seu blog nota 1000.
é um dos melhores blogs que ja visitei
e olha q visito muitos, estou aki para
propor uma parceria série com o seu
blog, sou dono do blog
http://curiosidadesonline.wordpress.com
meu blog trata de curiosidades do mundo
muito legal entre e confira, se estiver interessado
em uma troca troca de links entre em contato
pelo blog.
Grato

16 02 2009
hteles

Sem problema.
Vou adicionar brevemente Links para outros blogs.

Obrigado pelo comentário.

9 05 2009
Lusitano

Sugestão:

-> http://www.gnu.org/distros/free-distros.html

Actualmente, utilizo as distros gNewSense e Trisquel , ambas , 100% Software Livre.
🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: