Brasil – meta do governo, chegar aos 10.000 telecentros

19 05 2009

kuruminO Projeto Nacional de Apoio a Telecentros pretende sustentar as ações do governo federal para alcançar a meta de 10 mil telecentros instalados até 2010. O documento será submetido, na próxima terça-feira, 19, a audiência pública na sede do Serpro, em Brasília, com videoconferência para mais 25 cidades do país.

O Projeto está em consulta pública desde 29 de abril e segue até 29 de maio de 2009, sendo a audiência pública um ponto alto deste período por congregar autoridades e militantes da inclusão digital em um espaço único e democrático. “A Audiência é informativa e tem caráter esclarecedor, na medida que a apresentação do documento é detalhada, gerando assim um número maior de contribuições”, analisa Luiz Cláudio, coordenador de inclusão digital do Serpro.
A instalação de novos telecentros e o fortalecimento das iniciativas já existentes são os principais objetivos do Projeto, que prevê o oferecimento de conexão, computadores, bolsas de auxílio financeiro a jovens monitores e formação de monitores bolsistas e não-bolsistas para atuar nos telecentros. O Projeto Nacional de Apoio a Telecentros busca a estruturação das iniciativas isoladas de inclusão digital. Luiz Cláudio qualifica o Projeto como um primeiro passo para a construção de uma política pública de Inclusão Digital. “Uma política consolidada garante a continuidade e integridade das ações governamentais em prol da inclusão”, afirma o coordenador.

Projeto
O Projeto Nacional de Apoio a Telecentros foi construído a partir das conclusões do grupo operacional de inclusão digital, coordenado pela Presidência da República, do qual participaram diversos ministérios, instituições públicas e sociedade civil organizada. A coordenação cabe aos Ministérios das Comunicações, da Ciência e Tecnologia e do Planejamento.
A iniciativa do governo de submeter o Projeto à consulta pública visa agregar contribuições das partes interessadas no assunto e enriquecer o documento que determinará o caminho das ações de inclusão digital no país. Luiz Cláudio ressalta que a integração das diversas instituições públicas é importante para gerar um modelo de cooperação e compartilhamento de soluções, manutenção e administração dos telecentros.

Ler informação no site do SERPRO em http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/2009/maio/meta-do-governo-e-atingir-10-mil-telecentros

_________________________________________________________

Nós  por cá, o governo anda a dar musica aos tugas com planos tecnológicos forjados de forma a criar ainda mais dependência a grandes multi-nacionais como a Microsoft .

Vejam-se os exemplos do Brasil e de toda a América Latina, vão usar essencialmente Software Livre, vão ter de formar inúmeros profissionais – vão treina-los  a instalar Linux, configurar servidores, ou seja vão gerar conhecimento, riqueza sem precisar de dar um chavo ao tio Bill Gates de volta. Actualmente o Brasil já exporta para outros países da América do Sul tecnologia e mão-de-obra especializada em Software Livre

Ainda Segundo este site que publicou a informação em inglês:

Meanwhile, in the United States, Microsoft continues to bribe politicians into ignoring free software, we have sub-quality public technology education for students, absolutely no technology education available for the community-at-large except what unfunded user groups can provide and what we can boast is a generation of youth who know how to pimp out their MySpace page but probably can’t spell “Unix.”

Não é só nos Estados Unidos que a Microsoft anda a corromper ministros e politicos, isto alcança uma escala global mas este Sr. provavelmente nem ouviu falar no Eng. Sócrates.  Apesar de o Steve Ballmer ter-se deslocado a Portugal no seu jacto particular para se certificar que o Magalhães teria a escolha Microsoft além do Linux – mas escusado será falar em polémicas em volta do  Magalhães que apenas é um Intel Classmate PC.



Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: