Gendarmerie poupam milhões com Open Source

11 03 2009

tux_book_circleA migração gradual para sistemas Open Source e aplicações Web permitiu poupar milhões de euros à policia francesa “Gendarmerie”, conta o Tenente Coronel Xavier Guimard.

“Este ano o orçamento de IT vai ser reduzido em 70 porcento. Isto não vai afectar os nossos sistemas. A maioria destas poupanças são em licenças de software proprietário”.

Até 2004 os Gendarmerie adquiriam cerca de 12000 a 15000 licenças anualmente.
Em 2005 adquirimos apenas 27, desde Julho de 2007 compramos 200 licenças Microsoft.
Sempre que um de nós precisa de um novo PC, este vem com o Ubuntu”.
Guimard estima que desde 2004 os “Gendarmerie” já pouparam 50 Milhoẽs de Euros em licenças para aplicações de escritório, em Hardware e manutenção desses mesmo sistemas.

A decisão de mudança para uma politica IT de Open Source foi em 2004 e foi levada a cabo por um dos contabilistas desta policia.
A Microsoft forçava-nos a comprar novas licenças. Isto chateou o nosso contabilista o que o levou a experimentar o Open Office”. Segundo o Tenente Coronel Guimard “f oi quando a Microsoft começou a incitar esta policia a abandonar o Open Office que o Director Geral soube da experiência e depois de ver o Open Office a trabalhar decidiu que este fosse instalado em todos os 90.000 equipamentos”.

Sem despesas de formação:
Guimard conta que desde 2002  que a “Gendarmerie” sabe que as aplicações Open Source normalmente são melhores a lidar com standards que as aplicações proprietárias.
Ao moverem os servidores centralizados de email para Imap levou a organização a instalar o Mozilla Thunderbird em todos os Pc’s. O facto de todas as aplicações Web correrem bem no Mozilla Firefox levou também a que fosse instalado em todos os PC’s e não é necessário formação para se saber trabalhar com um browser de Internet

Em 2007 esta policia decidiu inclusive mudar o sistema operativo.
Guimard: “Mudar de Microsoft XP para o Vista não nos traria muitas vantagens e a própria Microsoft disse-nos que seria necessário dar formação aos utilizadores. Mudar do XP para o Ubuntu, ao contrário provou ser muito fácil – as duas grande diferenças são os icons e os jogos. Os Jogos não são a nossa prioridade
Segundo  Guimard a mudança para o sistema Open Source também nos ajudou a reduzir custos. Manter os sistemas GNU/Linux actualizados é muito mais fácil diz o Tenente Coronel.
Anteriormente, um dos nossos passaria o ano a viajar para instalar a nova versão de um Anti-vírus qualquer nos PC’s nas ilhas da Polinésia Francesa. Uma operação equivalente agora é feita em duas semanas e não requer deslocações

Link para a página do artigo

E nós por cá, quanto damos à Microsoft?


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: