Reinventar a roda

26 01 2009

Neste preciso momento a Microsoft batalha para conseguir fazer com o Windows 7 o que não conseguiu com o Vista (HASTA LA VISTA(tm)). Um sistema estável, fiável e ligeiro o suficiente para correr nos Netbooks ou ultra-portáteis.

Não fosse o crescimento do Linux neste segmento de mercado e eles estariam pouco se borrifando para o facto de o Vista ser uma borrada e tão pouco se importariam para os clientes se queixaram ou não desse facto.

Para quem diga que os clientes tinham como opção manterem-se no Windows XP isso é uma farça porque a Microsoft deu o fim de vida ao XP e só voltou atrás graças aos netbooks e ao dominio que o Linux tinha até então. Uma coisa que muita gente ignora é o facto que se a Microsoft se tem vindo a preocupar em melhorar os seus produtos isso deve-se à comunidade Open Source. Ora vejamos, foi preciso as margens de utilização do Firefox da Mozilla chegarem quase aos 7% de mercado para a Microsoft ter feito uma nova versão do IE, neste caso o 7, caso contrário os pobres utilizadores do Windows ainda estavam a usar o IE6, código esse que mal foi mexido desde que conseguiram acabar com a concorrencia da Netscape integrando o Internet Explorer no Windows.

Mas do que queria falar não é do que eles desenvolvem para melhorar a experiencia dos seus clientes mas do que eles desenvolvem para tentar dominar o mundo da informática e tentar mostrar a alguns utilizadores mais desantentos todas as frentes em que eles estão metidos, tudo isto em nome de dominar a tecnologia.

A MS ao invés de usar tecnologias abertas e desenvolver os seus produtos sobre estas, opta sempre pelo caminho de reinventar a roda e criar um produto concorrente para monopolizar o mercado e integra-lo no seu próprio sistema levando a que as pessoas não escolham o melhor software para a tarefa que necessita mas sim o que já vem instalado com o Windows. Na imagem podem ver todas as guerras em que a Microsoft se propoe a combater contra tecnologias “rivais”.

Quero deixar apenas algumas das tecnologias que mais serviam o mundo porque são multi-plataforma e permitem que vários programas funcionassem com o minimo esforço em Mac/Windows/Linux e outros Sistemas Operativos.

OpenGL -> DirectX

Java -> .Net

Browsers (Netscape/Opera/Firefox) -> Internet Explorer

Open Office/ Outros -> Ms Office

PlayStation/PSP/Nintendo -> Xbox

Na imagem seguinte vemos as guerras a que se propoem vencer

software_wars


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: